Dados do ReclameAQUI colocam à prova pesquisa da Anatel-

Telefone

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta semana os primeiros resultados da pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações em relação à telefonia móvel e internet móvel.

Os quesitos pesquisados são: atendimento, tarifas e preços, e qualidade das ligações. Foram ouvidos 200 mil usuários dos serviços de telecomunicação.

grafico-anatel-RAOs números divergem completamente do que é visto no ReclameAQUI, onde reclamações contra esses serviços são diariamente postadas. Para esta análise, usamos o número total de reclamações, total de reclamações respondidas e reputação das principais operadoras de telefonia do País.

De acordo com a pesquisa da Anatel, 29,5% dos usuários de telefonia móvel pós-paga estão satisfeitos com os serviços prestados, 56% consideram o serviço mediano ou regular e 14,5% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Destes números, 85,5% consideram o serviço satisfatório, e 14,5% desaprovam o serviço.

No ReclameAQUI, nos últimos dozes meses, foram mais de 130 mil reclamações contra as operadoras Tim, Vivo, Claro e Oi. As quatro têm reputação não recomendada e uma avalanche de críticas. As informações englobam todos os tipos de queixa, entre elas, problemas com a internet móvel, pagamento de serviços não requisitados, sinal ruim e falta de atendimento.

A pesquisa da Anatel segue com as considerações sobre usuários de banda larga móvel, na modalidade pós-paga. Estão satisfeitos 43,7% dos entrevistados; 42,2% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 14,1% estão insatisfeitos. No total, 85,9% consideram o serviço satisfatório, enquanto que 14,1% desaprovam o serviço avaliado.

Assim como as informações divulgadas na semana passada sobre a pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações brasileiro divergem completamente do que é visto no ReclameAQUI, a satisfação dos consumidores com os serviços de telefonia móvel é questionável.

A Tim, por exemplo, não tem nenhuma reclamação respondida em um ano, o que ajuda a deixá-la no topo do ranking das operadoras mais reclamadas.

As informações do ReclameAQUI, geradas hoje (24), demonstram a insatisfação dos consumidores e a falta de respeito das empresas, que não investem em atendimento e relacionamento com o cliente.

Operação Tututu, que começou no dia 15 de abril, já registrou mais de 17 mil reclamações sobre os serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel. Em pouco mais de uma semana, o ReclameAQUIcolocou à prova os dados divulgados pela Anatel e a necessidade de mudar o descaso dessas empresas. Por Beatriz Longhini

You may also like...

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *